quarta-feira, 16 de junho de 2010

Relatório / avaliação cedido ao artista plástico Rodrigo Acosta para o seu TCC.



Fica muito complicado imaginar um evento artístico a partir de pontos negativos ou positivos, mesmo porque minha filosofia de vida não se dá ao luxo de dualismos, tudo está imbricado, e o que seria negativo em um aspecto é positivo em outro e tudo ao mesmo tempo.

Podemos começar pela divulgação que funcionou muito bem, embora tenhamos empregado um meio pouco usual se pensarmos de uma forma mais tradicional da arte postal. Fizemos o uso de Correio eletrônico e posts em sites especializados, ao invés de convocatórias pelo correio. O custo elevado, principalmente para as postagens internacionais tornaria inviável o projeto, uma vez que tivemos total apoio logístico da Coordenadoria de Cultura da cidade de Mauá, porém não houve nenhuma verba para a execução do projeto. Outro ponto a ser destacado foi o curto período de tempo entre a convocatória e a exposição, em geral estas convocatórias dão tempo muito maior para participação, em geral de até, doze meses, e mesmo assim houve uma resposta muito boa por parte dos artistas, com uma forte participação, muito além de nosso esperado.

Entramos em contato com os professores da FAINC, mas não tivemos como avaliar seus efeitos. Aparentemente a cidade de Mauá ainda é alvo de certo preconceito por parte de artistas do Grande ABC, felizmente não de todos e de artistas internacionais, alguns bem importantes, o qual destacamos Clemente Padín, artista uruguaio de vanguarda, que sempre tem prestigiado nossas convocatórias.

Não houve praticamente reverberação na imprensa local, ou qualquer outra, mesmo sendo um evento internacional. Todas as nossas atividades foram informadas à mídia local em especial à imprensa. A exposição, salvo alguns ensaios tímidos, passou de uma forma invisível para a maioria da população local no que diz respeito à mídia impressa. Fizemos também a nossa própria divulgação utilizando-nos de um blog -http://teatroememoriaartepostal.blogspot.com/ - inclusive com a exposição de um catálogo on-line e convites para as exposições. Existe a promessa de um catálogo impresso, mas com toda a sinceridade, não estamos acreditando mais em sua possibilidade, mais um detalhe que vai ficar no campo das promessas.

Como se faz em qualquer exposição de arte postal fiel ao conceito desta arte, não houve seleção dos inscritos, sendo expostos todos os trabalhos que nos foram enviados, mesmo alguns que escaparam das especificações determinadas, uma vez que achamos solução técnica para que todos fossem expostos. Recebemos alguns postais com dimensões maiores e outros menores da especificada na convocatória, mas em respeito ao espírito desta arte, e como estavam dentro do projeto, resolvemos relevar estas questões. Recebemos também, dois trabalhos de stamp-art, que passaram por diversos países e em cada um deles recebendo uma intervenção de um artista diferente, tendo como destinatário final a exposição em Mauá, mesmo não sendo exatamente o que descrito na convocatória, não seria possível omitir e não expor estes trabalhos.

Existe o objetivo de entregar um catálogo para cada participante, e se no entanto este catálogo não se concretizar, iremos certificar todas as participações de alguma maneira. De uma certa forma o blog já está dando conta de uma parte desta demanda, uma vez que publicamos reproduções escaneadas de todos os trabalhos, com o nome dos artistas, das obras, com as técnicas e os seus respectivos endereços. O blog foi amplamente divulgado na Internet, e enviado seu endereço a todos os artistas que colocaram e-mail nos trabalhos, conforme solicitados a isto.

Para finalizar, um aspecto importantíssimo da exposição foi congregar diferentes pessoas de diferentes países, artistas prestigiados com artistas ainda estudantes, pessoas de idades e níveis socais e culturais completamente diferentes, mostrando que a arte pode romper barreiras e fronteiras. A exposição foi muito para além de um grupo de expositores com trabalhos dependurados, mergulhou em um aspeto simbólico que ainda não pudemos avaliar. Congregar trinta e oito trabalhos de artistas de vinte países diferentes, com os mais diversos materiais, estilos e linguagens que a arte pode permitir, é algo que foi muito além da idéia inicial, se pensarmos só neste aspecto, podemos dizer que a exposição foi um sucesso absoluto.


Outro aspecto digno de destaque foram os materiais e técnicas utilizadas. sempre tendo em vista que tudo foi postado no correio, e chegassem de onde chegassem, um carteiro os carregou até o Teatro Municipal de Mauá, onde foram todos devidamente expostos. Foram colagens, carimbos, bordados, pinturas, desenhos, intervenções, fotografias, manipulação digital, stamp art, e outros, todos recebidos pelo correio, com seus respectivos envelopes e selos, respondendo uma convocatória que correu o mundo. O nome da cidade de Mauá, e por conseqüência do ABC, foi falado em muitos sotaques e em muitos lugares.


Cecília Camargo
e
Edson Bueno de Camargo

Curadores da Exposição de Arte postal Teatro e Memória